Quadro Normativo


Normas PTCRIS

  • Modelo de dados
  • Dicionário de Interoperabilidade
  • Ontologias
  • Identificadores Individuais Únicos
  • Identificadores Organizacionais
    Adopção do Quadro Normativo PTCRIS



    Com base nos estudos prévios e na análise do estado da arte foi decidido alinhar o PTCRIS com as normas de referência internacionais, nomeadamente:

    Modelo de dados

    Logótipo euroCRIS

    O CERIF é um modelo de dados relacional que permite expressar as entidades envolvidas no ciclo de investigação bem como as respetivas relações. O CERIF-XML é a linguagem que permite a troca de informações entre sistemas. O CERIF/CERIF-XML são recomendações da União Europeia aos estados membros desde 1991 e 2000 tendo a sua custódia sido entregue, desde 2002, ao EuroCRIS.


    Dicionário de Interoperabilidade

    Logótipo CASRAIA troca de informação entre sistemas implica a existência de mecanismos de interoperabilidade mas também de vocabulários e semânticas comuns. O referencial internacional escolhido para o dicionário de dados foi o disponibilizado pela organização CASRAI. Esta organização sem fins lucrativos dedica-se a reduzir a carga administrativa dos investigadores e melhorar a capacidade de business intelligence das instituições de investigação e financiadores.       Visualizar vídeo


    Ontologias

    Logótipo_VIVO

    O referêncial internacional escolhido para a semântica foi o disponibilizado pelo VIVO. O VIVO é uma aplicação web semântica open source, inicialmente desenvolvida pela Universidade Cornell nos Estados Unidos da América e que, quando instalada e populada com os interesses, atividades e concretizações dos investigadores, permite a descoberta de investigação e conhecimento transversal às disciplinas nessa instituição e não só. Um dos resultados do desenvolvimento desta aplicação foi a produção de ontologias adotado como referencial.


    Identificadores individuais únicos

    Logótipo ORCIDO ORCID uma iniciativa de base comunitária, aberta e sem fins lucrativos,  que disponibiliza um registo de identificadores  únicos de investigadores e um método transparente de ligar atividades de investigação e resultados  a estes identificadores.


    Identificadores Organizacionais

    ISNI_logoO referencial escolhido para os identificadores de organizações é o ISNI – International Standard Name Identifier (ISO 27729) e a agência de registo a Ringgold.  Pretende-se desta forma assegurar um identificador universal de cada organização. A implementação de identificadores de organizações no ecossistema PTCRIS está detalhada aqui.

     

    Adopção do quadro normativo PTCRIS

    A adoção do quadro normativo PTCRIS pelos diversos sistemas que operam no ecossistema académico-científico nacional é fundamental para garantir uma integração ampla e eficaz e, consequentemente, a consecução do princípio basilar do PTCRIS: Preencha uma vez, reutilize múltiplas.

    Encontra-se disponível para consulta, a descrição das normas e infraestruturas de suporte a adoptar pelos componentes do ecossistema científico nacional, bem como a metodologia para implementação das mesmas.

    Para aceder, basta carregar aqui.