Áreas de Trabalho

Atualmente, são quatro as áreas de trabalho do PTCRIS.

Áreas de trabalho

  1. Interoperabilidade
  2. Identificadores
  3. Pessoas, competências e CV
  4. Alicerces PTCRIS na FCT

1. Interoperabilidade

Disponibilização de um mecanismo que permita que um registo seja introduzido apenas uma vez e reutilizado múltiplas.

“Um output deverá ser registado apenas uma vez e reutilizado múltiplas!”

2. Identificadores

Institutions and Researchers

Análise e seleção de identificadores autoritativos de:

Organizações

Indivíduos

3. Pessoas, competências e CV

Disponibilização de uma nova plataforma de gestão de Curricula Vitae que seja mais ergonómica e usável.

4. Alicerces PTCRIS na FCT

Criação de uma Base de dados “ponto de verdade” e normalizada com informação sobre a atividade científica em Portugal. Pretende-se que esta base de dados sirva múltiplos propósitos:

  1. Alimentar o sistema de Bussiness inteligence;
  2. Fornecer indicadores operacionais em regime de self-service;
  3. Disponibilizar dados através de APIs em regime “data as a service”;
  4. Servir de base à implementação de novos sistemas, quer sejam desenvolvidos à medida, quer sejam comerciais.

 


Tarefas previstas para 2015

Para o ano de 2015 está prevista a concretização das seguintes metas:

Tarefas Descrição Quadrimestre
HUB PTCRIS: Portal RCAAP Portal RCAAP liga-se ao HUB PTCRIS: Será possível importar para o ORCID os conteúdos disponibilizados pelo Portal RCAAP (Repositórios e revistas científicas) 2º Quadrimestre
Novo sistema de CV Lançamento do novo sistema de gestão de curricula. Este sistema será interoperável com o HUB PTCRIS (ORCID) 2º Quadrimestre
HUB PTCRIS: Repositórios do RCAAP Repositórios do RCAAP ligam-se ao HUB PTCRIS: Será possível importar para os repositórios da rede RCAAP os registos disponíveis no ORCID 3º Quadrimestre
Identificadores de organizações Criação de registo nacional/internacional de organizações. Compatibilização dos sistemas PTCRIS com identificadores de organizações 3º Quadrimestre