Atualmente, são quatro as áreas de trabalho do PTCRIS.
Áreas de trabalho
1. Interoperabilidade
Disponibilização de um mecanismo que permita que um registo seja introduzido apenas uma vez e reutilizado múltiplas.
“Um output deverá ser registado apenas uma vez e reutilizado múltiplas!”
2. Identificadores
Análise e seleção de identificadores autoritativos de:
Organizações
Indivíduos
3. Pessoas, competências e CV
Disponibilização de uma nova plataforma de gestão de Curricula Vitae que seja mais ergonómica e usável.
4. Alicerces PTCRIS na FCT
Criação de uma Base de dados “ponto de verdade” e normalizada com informação sobre a atividade científica em Portugal. Pretende-se que esta base de dados sirva múltiplos propósitos:
- Alimentar o sistema de Bussiness inteligence;
- Fornecer indicadores operacionais em regime de self-service;
- Disponibilizar dados através de APIs em regime “data as a service”;
- Servir de base à implementação de novos sistemas, quer sejam desenvolvidos à medida, quer sejam comerciais.
Tarefas previstas para 2015
Para o ano de 2015 está prevista a concretização das seguintes metas:
Tarefas | Descrição | Quadrimestre |
---|---|---|
HUB PTCRIS: Portal RCAAP | Portal RCAAP liga-se ao HUB PTCRIS: Será possível importar para o ORCID os conteúdos disponibilizados pelo Portal RCAAP (Repositórios e revistas científicas) | 2º Quadrimestre |
Novo sistema de CV | Lançamento do novo sistema de gestão de curricula. Este sistema será interoperável com o HUB PTCRIS (ORCID) | 2º Quadrimestre |
HUB PTCRIS: Repositórios do RCAAP | Repositórios do RCAAP ligam-se ao HUB PTCRIS: Será possível importar para os repositórios da rede RCAAP os registos disponíveis no ORCID | 3º Quadrimestre |
Identificadores de organizações | Criação de registo nacional/internacional de organizações. Compatibilização dos sistemas PTCRIS com identificadores de organizações | 3º Quadrimestre |