O PTCRIS é um programa colaborativo que envolve múltiplas entidades nacionais e internacionais. Estas entidades encontram-se agrupadas nas seguintes categorias:
Executor
FCT|FCCN – Fundação para a Ciência e Tecnologia
A FCT | FCCN é a responsável pela execução do programa PTCRIS. A FCCN “é a unidade da FCT I.P. responsável pela gestão e operação da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), uma rede de alto desempenho para instituições com maiores requisitos de comunicações, constituindo-se assim como uma plataforma de experimentação para aplicações e serviços avançados de comunicações.”
Mais informações: http://www.fccn.pt/pt/
Parceiros
Universidade do Minho, Serviços de Documentação
Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho são os parceiros do programa com responsabilidades na vertente científica e técnica do Repositório Científico de Acesso Aberto Português, integrante do ecossistema PTCRIS.
Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho são quem recolhe, trata, organiza, disponibiliza, fornece e preserva os recursos informativos relevantes para as atividades educativas e de investigação científica e tecnológica que decorrem nesta universidade.
Mais informações: http://www.sdum.uminho.pt/
Universidade do Minho, Departamento de Sistemas de Informação
O Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho é o parceiro do programa com responsabilidades na gestão e operação do sistema de gestão de curricula DeGóis, integrante do ecossistema PTCRIS.
O Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho resultou da autonomização da área de informática de gestão/sistemas de informação do Departamento de Informática, e reúne docentes e investigadores interessados nos desafios que são as mudanças na vida dos cidadãos resultantes da evolução e disseminação das tecnologias que lidam com informação codificada digitalmente.
Mais informações: http://www.dsi.uminho.pt/
Associações Participadas
euroCRIS
O euroCRIS é a entidade responsável pela gestão do modelo de dados CERIF e de interoperabilidade CERIF-XML. Ambos são suportados pela Comissão Europeia tendo sido adotados pelo PTCRIS. O euroCRIS é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a interoperabilidade na Comunidade da Investigação científico-tecnológica através do CERIF – CommonEuropean Research InformationFormat.
Mais informações: http://www.eurocris.org/
CASRAI – Consortia Advancing Standards in Research Administration Information
O CASRAI é a entidade responsável pelo dicionário de dados/regras de interoperabilidade usados no ecossistema PTCRIS. O CASRAI – Consortia Advancing Standards in Research Administration Information é uma organização sem fins lucrativos vocacionada para o desenvolvimento de normas e standards. O seu objetivo é garantir a interoperabilidade entre sistemas de gestão de ciência e tecnologia, e para tal desenvolvem e mantêm um dicionário de dados comum e procuram as melhores práticas para o intercâmbio e reutilização de dados entre equipas de investigação, instituições e agências de financiamento ao longo de todo o ciclo de vida da atividade de investigação.
Mais informações: http://casrai.org/
ORCID – Open Researcher and Contributor ID
O ORCID é o sistema de identificação de investigadores adotado no ecossistema PTCRIS. A ORCID (Open Researcher and Contributor ID, http://www.orcid.org) é uma organização internacional, interdisciplinar, aberta, sem fins lucrativos e governada pela comunidade de investigadores. Esta organização pretende resolver o problema da ambiguidade na investigação e comunicação académicas através da criação de um registo central de identificadores individuais únicos e de um mecanismo aberto e transparente mecanismo de ligação entre o ORCID e outros sistemas de identificação de investigadores usados da atualidade.
Mais informações: http://orcid.org/
DuraSpace
A DuraSpace disponibiliza software open source que o RCAAP – Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal – utiliza para disponibilizar serviços eletrónicos de gestão de outputs. Estes serviços eletrónicos integram o ecossistema PTCRIS. A DuraSpace é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão liderar e inovar no que diz respeito às tecnologias abertas de acesso a dados digitais.
Mais informações: http://duraspace.org/
COAR
A FCT|FCCN é membro do COAR enquanto responsável pelo RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, que integra o ecossistema PTCRIS. A COAR – Confederationof Open Access Repositories, é uma associação de entidades responsáveis por repositórios de acesso aberto e tem como objetivo maximizar o aumento de visibilidade dado aos resultados da investigação através de redes globais de repositórios de acesso aberto digitais.
Mais informações: https://www.coar-repositories.org/