Instituições de I&D – Registo e Identificação

A identificação inequívoca das instituições de I&D representa um desafio. Para tal contribuem diversos fatores:

a) a sua estrutura orgânica é volátil sofrendo processos de fusão, aquisição, extinção, etc;
b) uma dada instituição de I&D pode ser conhecida por nomes distintos;
c) diferentes instituições de I&D podem ter o mesmo nome;
d) …

O sistema de identificadores de instituições de I&D preconizado pelo quadro normativo PTCRIS é o ISNI+. O sistema ISNI+ combina o identificador ISNI (International Standard Name Identifier) com os serviços e infraestrutura Ringgold, uma organização especializada em identificadores de organizações que opera como agência de registo de identificadores ISNI e que inclui mais de 500.000 registos de identificadores e metadados associados.


No sistema ISNI+ cada instituição de I&D está associada a um par de identificadores ISNI/Ringgold único.

Para apoiar a adoção do sistema ISNI+, o PTCRIS disponibiliza gratuitamente os seguintes serviços:

Atualização/Curadoria de dados

O PTCRIS assegura a curadoria e atualização dos dados referentes a instituições nacionais na tabela de autoridade Ringgold. Para sugerir uma atualização a um registo já existente ou a adição de um novo registo clique aqui.

Serviço de Reconciliação

Em processos de migração de dados é necessário determinar os identificadores associados a uma dada instituição de I&D. O PTCRIS disponibiliza um serviço de reconciliação de dados, baseado na ferrramenta open-source OpenRefine. Contacte-nos para saber mais sobre este serviço.

Acesso a base de dados Ringgold atualizada

Este serviço permite aceder à base de dados Ringgold, via FTP e, assim, descarregar todos os dados para, por exemplo, criar listas drop-down. A coleção de dados disponibilizada inclui a lista de instituições portuguesas e estrangeiras*, respectivos códigos ISNI+, nome oficial, entre outros. O acesso à BD Ringgold ocorre mediante criação de uma conta na plataforma Sharefile. Para solicitar a criação de uma conta Sharefile contacte-nos, indicando o nome da instituição, do representante da mesma e um endereço de email institucional. 

*O acesso ao dados referentes a organizações estrangeiras é condicional à assinatura de um protocolo de acordo com os termos e condições da Ringgold.

Pesquisa de organizações via API

O PTCRIS disponibiliza uma API que permite pesquisar instiyuições de I&D na BD Ringgold, com base no nome ou nome alternativo (ex. acrónimos, nomes antigos, variantes de idioma, entre outros). Esta API é disponibilizada no âmbito do Serviço de API CIÊNCIAVITAE: Subscreva este serviço aqui.

Consulte a lista de entidades subscritoras aqui.