Case studies

Introduza uma vez, reutilize múltiplas: funcionamento do HUB PTCRIS

Este caso de uso mostra de que forma o utilizador pode introduzir os seus dados uma vez no ecossistema PTCRIS e reutilizá-los muitas. Esta reutilização é possível devido ao HUB PTCRIS e à adaptação de cada um dos sistemas ao normativo PTCRIS. Na página Planeamento poderá acompanhar o calendário de compatibilização dos vários sistemas.
Veja o protótipo deste caso de uso, envolvendo entre outros o sistema DeGóis CV, em: http://pt.slideshare.net/JooMoreira3/ptcris-ecosystem-interoperability

Submissão de um artigo por um autor com ORCID Id num editor internacional. Impacto no ecossistema PTCRIS

A partir do final do primeiro semestre de 2015, um autor que submeta um artigo para revisão e se identifique devidamente com o ORCID Id, verá o seu registo ORCID automaticamente atualizado com os metadados do artigo submetido e aceite assim que o artigo for enviado pelo editor à entidade que atribui DOI, a crossref, e devidamente processado.
Veja como em: http://orcid.org/blog/2015/01/13/new-webinar-metadata-round-trip.

Depósito de item em repositório institucional. Impacto no ecossistema PTCRIS

Espera-se que, até ao final do ano de 2015, o RCAAP venha a permitir semelhante funcionalidade à descrita no ponto anterior, isto é, os artigos depositados nos repositórios institucionais e agregados pelo portal RCAAP passarão a ser enviados para o registo ORCID do autor.