Nova parceria pelo futuro dos CRIS: euroCRIS e Brasil
22-01-2016
No dia 19 de Janeiro de 2016, o euroCRIS e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) assinaram um Memorando de Entendimento que visa estabelecer e promover uma colaboração para apoiar a implementação da infra-estrutura de informação sobre a atividade científica no Brasil, com base na experiência europeia e as melhores práticas em sistemas de informação de Ciência e Tecnologia (CRIS – Current Research Information Systems).
IBICT é uma unidade de investigação ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e é responsável por sistemas de informação relacionadas com a investigação e inovação no Brasil. A sua principal missão é promover a competência, o desenvolvimento dos recursos e da infra-estrutura de informação sobre ciência, tecnologia e inovação. Neste contexto, o IBICT mantém o Portal Brasileiro de Publicações Científicas de Acesso Aberto, o maior repositório de Acesso Livre da América do Sul.
A parceria entre o euroCRIS e IBICT assenta na convicção que os ecossistemas de informação sobre a atividade científica não tem fronteiras geográficas ou nacionais e que, para atingir a interoperabilidade técnica perfeita entre sistemas diferentes, é necessária a cooperação tendo em vista a identificação de soluções comuns para problemas comuns. Dada a vasta experiência e ampla comunidade de especialistas, o euroCRIS foi identificado como a organização certa para apoiar o IBICT nesta iniciativa. Para além disso, o modelo de dados CERIF, desenvolvido e mantido pelo euroCRIS, é tido como uma ferramenta fundamental para a interoperabilidade internacional sendo, por tal, crucial no desenvolvimento e melhoria dos sistemas de informação sobre a atividade científica no Brasil. Espera-se que com esta colaboração Brasil (e possivelmente outros países latino-americanos) possam beneficiar da experiência adquirida na Europa e, por outro lado, que o desenvolvimento do IBICT possa impulsionar o desenvolvimento dos CRIS na Europa.
No seu comunicado, o euroCRIS realça o papel fundamental da FCT, em particular de João Mendes Moreira, na promoção do diálogo entre as duas instituições que esteve na base deste memorando.