A identificação inequívoca daqueles que operam no ecossistema académico-científico é fundamental para garantir uma associação precisa entre estes e sua atividade científica (projetos, produções, afiliações).
O sistema de identificadores de pessoas preconizado pelo normativo PTCRIS é o CIÊNCIA ID+.
O sistema CIÊNCIA ID+ combina os identificadores CIÊNCIA ID+, de âmbito nacional, e o ORCID, de âmbito internacional.

é um meio de identificação e autenticação individual e permanente para os cidadãos que desenvolvem atividade científica no sistema científico nacional.
Este identificador integra outros mecanismo de autenticação, nomeadamente RCTSaai e AUTENTICAÇÃO.GOV, neste último caso o CIÊNCIA ID é atribuído com base na informação existente no cartão cidadão e que permite uma validação forte da informação associada ao identificador. Veja como registar um CIÊNCIA ID neste tutorial.
O CIÊNCIA ID fornece também um mecanismo de autenticação single sign-on comum aos vários serviços de ciência que integram o CIÊNCIA ID. Assim, simplifica-se o acesso aos serviços já que a informação registada no CIÊNCIA ID é partilhada, dispensando o registo recorrente de informação pessoal. Para integrar o CIÊNCIA ID contacte-nos.

O ORCID fornece também um mecanismo de autenticação e um registo da atividade científica, integrado com diversos sistemas chave do ecossistema académico-científico internacional, nomeadamente, a Web of Science, Crossref, Scopus, entre outras plataformas.
A criação de um registo ORCID permite ao investigador automatizar a atualização das produções científicas e projetos e propagar esta informação no ecossistema académico-científico internacional mas, também nacional, através da integração com o CIÊNCIAVITAE viabilizada pelo framework de sincronização PTCRISync.
Saiba mais sobre os serviços ORCID aqui.